Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

justsmile

Seg | 13.11.17

Palavra-chave: Motivação

(Imagem retirada daqui)

 

      Por vezes dou por mim a pensar porque estou aqui. Porque estou neste emprego, porque não lutei mais por uma profissão que realmente me fazia feliz. Porque me deixei acomodar com a situação. Porque quero melhorar a minha saúde. Porque quero ser melhor pessoa. Depois acordo, vejo bem o que faço e fiz por mim e apercebo-me que nunca me acomodei, que nunca deixei de lutar e que estou aqui por motivação. A minha palavra-chave para estar onde estou, para fazer o que faço é motivação.

     Nos últimos tempos tenho dado por mim a sentir-me motivada e quando não o sinto, sim, porque também tenho desses dias, penso bem naquilo que quero e apercebo-me que tudo o que faço, todos os sacrifícios que exijo de mim são apenas por motivação. Motivação para alcançar um objectivo, aliás, para alcançar alguns objectivos de vida. Mas a motivação realmente não é algo contínuo, é variável e depende muito do meu estado de humor, de se está sol ou chuva e até do cansaço. Dou por mim a acordar algumas manhãs, poucas é verdade, e a apetecer-me unicamente ficar na cama. Acordo, sinto o frio e só me apetece voltar a enroscar no cobertor e voltar a dormir. Contudo, há algo que me faz levantar e é a motivação, a motivação de conseguir a minha casa, a motivação de ser alguém melhor, a motivação de ser feliz.

      Acredito que a felicidade é apenas uma opção nossa, que cada um tem a capacidade de construir a sua própria felicidade e de lutar por ela. Mas para isso também acredito que é necessário mantermo-nos motivados, manter-nos mentalizados daquilo que queremos e continuar a ir atrás dos nossos sonhos e objectivos. A verdade é que nem sempre é fácil, às vezes parece que simplesmente lutamos contra a corrente. Mas, este 'mas' aliado à motivação faz com que nos levantemos da cama todos os dias para mais um dia, para mais uma aventura, para estarmos um passo mais próximo de concretizarmos os nossos sonhos. A minha maior motivação é sem dúvida a felicidade, quero ser feliz, não amanhã, não depois, mas agora. Sei que construir a minha casa me dará a felicidade, sei que mudar para a minha área de formação me trará ainda mais felicidade, mas enquanto isso não acontece trabalho todos os dias para que esses sonhos um dia sejam concretizados. Acredito, mais que nunca, que são precisos sacrifícios para concretizarmos os nossos sonhos, mas também acredito que para tal apenas precisamos de manter a motivação. E quando não me sinto motivada leio, inspiro-me nos outros, inspiro-me na palavra de alguém que já passou por algo semelhante. Quando não me sinto motivada obrigo-me a agradecer o que tenho e a deixar de ser queixinhas. Quando não me sinto motivada paro, respiro e penso em tudo o que alcancei até agora. Sou uma eterna lutadora, e tenho em mim a maior motivação possível. Evito tentar imaginar o tempo que levarei a concretizar os meus sonhos, evito encontrar o lado negativo de tudo, tenho os pés bem assentes na terra, mas tento manter a confiança de que um dia irei conseguir, mesmo que por agora tenha apenas de lutar. As listas, o tempo para pensar, a criação de objectivos, a esperança, a confiança e até a perspectiva ajudam a criar a motivação que tanto preciso para continuar. Para continuar a juntar dinheiro. Para continuar a procurar emprego. Para continuar a ver cursos. Para continuar a ir todas as semanas à piscina e ao ginásio. No fundo precisamos de motivação para tudo na vida, seja para nos sentirmos melhor ou até para crescermos. Afinal, precisamos de motivação para nos levantarmos todos os dias da cama. 

       A minha principal motivação é a felicidade e a vossa?

8 comentários

Comentar post