Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

justsmile

Ter | 01.03.16

Os Metros pelo mundo

Sem Título.png

(Imagem retirada de 9gag)

 

Adoro viajar, não é novidade para vocês. Quando termino uma viagem, entra-me logo na mente uma nova viagem para concretizar. É inevitável! Posso demorar imenso a concretizá-la, mas começo a organizar pensamentos, visitar agências de viagens e blogs sobre o próximo destino. Viajar é sempre um objectivo a concretizar!

Ontem ao passear pelo 9gag, site com o qual gosto de dar algumas gargalhadas, deparei-me com o post das linhas de metro mais confusas do mundo. Nas dicas que dei sobre viajar a low cost indiquei que vá para onde for compro sempre o passe de metro para ser mais rápido e barato, por isso ao ver o post verifiquei que das 6 linhas mais confusas do mundo já experimentei 3 delas, Paris, Madrid, Londres, pois apesar de já ter visitado Barcelona não recorri ao metro.

A minha primeira experiência debaixo de solo foi em Londres, com uma madrinha que não percebia nada de inglês e que de sentido de orientação não tinha nenhum. Com um mapa, o meu sentido de orientação e a leitura constante de placas nunca nos enganamos a apanhar o metro. Para uma pessoa inexperiente como eu foi um sucesso nunca me ter perdido naquela confusão de linhas do metro. A sensação de andar debaixo do chão e em metros cheios de gente fazia-me imensa confusão, para além de considerar o espaço físico em si pequeníssimo. Acrescento ainda que andar no metro de Londres obrigou-me a andar imenso a pé debaixo de terra, já não bastava o metro, mas ainda descobrir as linhas era um verdadeiro labirinto de escadas e rampas que pareciam não ter fim.

Depois veio Madrid. Ele nunca tinha andado de metro e como o sentido de orientação d'Ele é do mais reduzido que possam imaginar, 90% das vezes o mapa estava nas minhas mãos. Depois de um dia cansativo, e dando-lhe o mapa do metro para a mão, para o deixar descobrir que metro apanhar para ir para o hotel, o homem engana-se e lá tivemos de esperar mais um pedaço. Mas sendo a linha de Madrid a 5ª mais confusa do mundo, acho que enganarmo-nos apenas uma vez já foi um milagre, até porque o mapa que nos tinha sido fornecido estava desactualizado. Já os metros de Madrid, têm uma óptima manutenção, são maiorizinhos e não temos de andar km de baixo de terra a pé.

Ora Paris foi a nossa mais recente experiência no metro e tenho-vos a dizer que realmente é uma verdadeira confusão! Os mapas não são 100% perceptíveis quanto ao cruzamento das linhas, o que nos fez duvidar várias vezes se estaríamos na linha certa, além de que as linhas do metro cruzam-se no mapa com as do comboio e estávamos sempre na dúvida se o nosso passe de metro daria para apanhar o comboio. A verdade seja dita, apesar de termos perdido algum tempo a tentar descodificar o mapa, enganamo-nos uma única vez! É verdade, só uma! E a culpa foi minha, não me lembro a razão, mas sei que tivemos de sair na paragem seguinte para trocarmos de linha.

Por isso, se já tenho treino nestas linhas de metro, acredito que todas as outras sejam 'canja'! E que o desafio de Tokyo e Nova Iorque venha!

 

E vocês? Que aventuras de metro têm?

28 comentários

Comentar post

Pág. 1/2