Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

justsmile

05
Set17

Mudar, Crescer, Transformar

"Se nunca mudares, nunca irás voar." (Imagem retirada daqui)

 

      Não gosto de estagnar. Não gosto de não evoluir. Não gosto de não crescer. Não gosto de não me desenvolver. Gosto do oposto de tudo isto. Gosto de me desafiar. Gosto de tentar, mesmo que dê errado. Gosto de, nas pequenas coisas, tentar fazer a mudança. Gosto de me ver modificar, de ver quem já fui e o quanto evoluí. Não gosto de frases como 'não consigo mudar', 'não consigo deixar de...'. São frases que me deixam iquieta, que me deixam nervosa e que me deixam angústiada. Não gosto que digam 'não consigo'. Gosto sim de dizer, 'tentei mas não deu', 'tentei e afinal consegui.' Gosto de tentativas, gosto de transformações. Gosto de tentar e compreender até que ponto posso chegar. Gosto de ver quais os meus limites. Gosto de mudar, de lutar por algo melhor, de me melhorar.  

      Ultimamente ando atenta aos meus hábitos. Ultimamente ando a ler mais artigos sobre como melhorar a nossa qualidade de vida e dei por mim, sem querer, a desejar mudar alguns aspectos do meu quotidiano que nem sabia que precisavam de ser melhorados. Dei por mim a inspirar-me na vida de desconhecidos para conseguir mudar a minha própria vida. Nunca imaginei que este ano fosse um ano de tantas vontades, tantos desejos de mudança e de transformações. Tenho lutado por mim, simplesmente por mim e nada mais. Aos poucos, passinho a passinho, tem crescido em mim uma consciência do que quero realmente da minha vida. Sem dar por isso tenho-me colocado a mais desafios pessoais. Quero mudar, quero crescer, quero melhorar e quero transformar-me naquilo que sempre desejei ser. Esta é uma caminhada que há muito começou, a cada ano que passa vai-se tornando mais forte, mas tem também sido uma caminhada com mais momentos de reflexão (e este blog tem isso o ponto de viragem dessas reflexões). Tenho-me apercebido que quero atingir um ponto de tranquilidade na minha vida que nem sequer imaginava há uns anos atrás. Estas mudanças que tento incutir em mim própria tem sido uma das melhores aventuras que optei por tomar. Nos últimos dois meses simplesmente tenho tido mais consciência disso. Consegui definir claramente os objectivos que quero para a minha vida. Defini claramente a pessoa que desejo ser e que tenho lutado para ser. É um percurso lento, não acontece da noite para o dia. Falho, como todo o ser humano o faz, mas não tenho desistido.

      No sábado passado, depois de uma manhã e tarde de trabalho, dei por mim a tirar fotografias a todas as minhas roupas, apenas com o intuito de criar um catálogo para mim mesma e compreender o que está a mais, o que está a menos e o que tem de desaparecer. Ontem, ao quarto dia do mês de Setembro, levantei-me ao primeiro toque do despertador e espreguicei-me. Pela primeira vez na vida levei uma peça de fruta para o meu lanche da manhã. São pequenas transformações, pequenas mudanças que quero manter na minha vida apenas para a melhorar. Não vão ajudar ninguém, não vou contribuir para um mundo melhor, mas ao mudar-me, ao transformar-me vou ser uma melhor pessoa para comigo e para com os outros, e quem sabe até não inspirar alguém à mudança? Com uma vontade enorme, com um desejo ainda maior, sinto que estas pequenas mudanças me estão a fazer crescer e a valorizar o melhor da vida. Tenho aprendido que tomar conta de mim transforma a nossa vida de tal forma que só quem o faz o compreende. Tenho aprendido a dizer 'não' e a pensar primeiro em mim sem prejudicar os outros. Tenho andado com uma energia tão boa, tão positiva que acredito que vou atrair coisas boas. Nunca fui uma pessoa negativa, nunca fui pessimista, mas sinto-me com uma energia renovada. Talvez inspirada na tranquilidade dos outros. Talvez seja apenas uma fase, mas a verdade é que a quero manter por muito tempo. A vida não ficou mais fácil de repente. A vida não deixou de me desafiar nem de me colocar obstáculos. Os meus problemas nem sequer desapareceram e eu miraculosamente não deixei de me chatear com algumas situações. Mas tudo isso me parece relativo. Consigo agora olhar para todos os desafios, todos os problemas de uma forma mais leve. É difícil de explicar, mas estas mudanças mentais e das coisas que me rodeiam têm me ajudado a ver a vida de uma outra forma. Talvez seja o minimalismo, talvez seja a vontade de poupar e de me desapegar do que não vale a apenas, mas a verdade? A verdade é que me tenho sentido mais tranquila comigo mesma. Longe estou de ser perfeita e ainda é longa a caminhada por estes caminhos que tenho optado, mas sinto-me bem. Sinto-me feliz com os passos que estou a tomar e pelas conquistas que tenho feito, tanto em mim como à minha volta. 

      Será isto a felicidade? Será isto o nosso objectivo de vida, sentir esta tranquilidade mesmo quando a vida nos corre?

 

(E estas conversas ficam entre nós, não vá ao verbaliza-las em voz alta destruir esta inspiração com o olhar incrédulo de quem me ouve. É uma fase que tem ficado apenas para mim. É uma trasformação que quero que seja visível mas não ouvida. Apenas Ele sabe, o meu melhor amigo, aquele que melhor me conhece e que vê o quão determinada consigo ser.)

4 comentários

  • Imagem de perfil

    Just_Smile

    06.09.17

    É mesmo isso, agora ando a trabalhar nestes sonhos e a tentar lidar melhor com aquilo que tenho... Quando estabilizar o resto a seguir penso nos outros passos que seguirão :)
  • Imagem de perfil

    Sofia

    06.09.17

    Eu no primeiro dia que me mudei, para a minha casa, que consegui comprar aos 25 anos, sentei-em no sofá e senti, uma paz que nem te sei descrever...
    Estranhei, pensei que fosse ficar eufórica por tudo o que passei na vida e para a conseguir, mas não estava tão serena.Image
  • Imagem de perfil

    Just_Smile

    06.09.17

    Com dois anos de atraso penso que virei a ter essa sensação, até porque tudo o que tenho conseguido é às nossas custas e nada mais e isso dá me paz :)
  • Comentar:

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Inspiração do Mês

    Sobre mim

    foto do autor

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Pesquisar

    Segue-me ainda em...


    Justsmile91's book recommendations, liked quotes, book clubs, book trivia, book lists (read shelf)

    Nas páginas de...

    2021 Reading Challenge

    2021 Reading Challenge
    Justsmile91 has read 0 books toward her goal of 12 books.
    hide

    Parcerias

    Emprego em Portugal estudoemcasa-mrec