Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

justsmile

15
Fev18

Missão: 100% Português

(Imagem retirada daqui)

 

       Quem por estes lados pára para ver os rótulos?

       Quem por estes lados já parou para pensar em quantos produtos portugueses tem realmente em casa?

      Eu acuso-me, nunca fiz nenhuma das duas coisas. Raramente sei de onde vêm os produtos que compro, seja comida, roupa ou objectos de dia-a-dia. Se sei de onde vieram é por mera coincidência ou porque dei de caras com a etiqueta e era impossível não ler. Talvez saiba melhor de legumes e carnes, simplesmente porque evito comprar em grandes superfícies. No entanto, desde que vi o primeiro episódio do programa da RTP Missão: 100% Português que tenho avaliado as coisas e os produtos que tenho em casa. Hoje, ao fazer o lanche para o trabalho lá me lembrei de ver de onde vinha a compota de framboesa que utilizo e lá dizia 'Portugal', inconscientemente sorri. Quantos de nós ficaríamos como o Raminhos, sem quase nada em casa, se tivéssemos de ficar exclusivamente com produtos Made in Portugal? Para já ainda me safaria, os móveis da casa dos meus pais são todos feitos em Portugal, os pratos e as panelas também, mas tudo o que é mais recente teria de ir 'viajar' para os seus países de origem. Rara é a peça de roupa que posso dizer que é portuguesa!

      O novo programa da RTP desafiou o Raminhos e a sua família a viverem seis meses com produtos exclusivamente portugueses. À primeira vista a coisa parece muito simples, no entanto, é quando se começa a pensar, a investigar e a verificar as etiquetas de todos os produtos que as coisas correm mal. Admito que quando vou às compras não reparo na origem do produto e que me preocupo mais com a relação qualidade/preço, do que com a origem. No entanto, pensando bem no assunto, é um erro crasso, primeiro porque estou a aumentar a minha pegada ecológica devido ao transporte dos produtos, como também não estou a ajudar a economia nacional. É verdade que grande parte dos produtos Made in Portugal são mais caros, nomeadamente calçado e roupa, até móveis (bendito IKEA!), contudo a nível alimentar há imensos produtos com preços competitivos e basta estar mais atenta aos rótulos para perceber isso e se poder optar por produtos portugueses. Sabiam que até já há uma marca de telemóvel portuguesa e que não é tão cara quanto isso (isto para quem dá mais de 200€ por telemóveis, o que não é o meu caso)

       Adorei o conceito deste novo programa da RTP, mais um programa para aumentar o nível de consciencialização da importância de mudança de hábitos. Mais um programa que me faz reflectir sobre os meus hábitos, sobre o meu consumo e o quanto preciso ainda de mudar. Um excelente programa para promover os produtos portugueses, porque nem tudo o que vem de lá de fora é bom. Uma óptima iniciativa para ficar a conhecer as nossas qualidades. Com certeza que irei acompanhar esta saga do Raminhos e sinceramente estou bastante curiosa, principalmente para saber onde e como irá adquirir alguns produtos que desapareceram da sua casa. Prometo que a partir de agora, sempre que o preço for justo (sim, porque por muito que queira comprar produtos portugueses continuo a ter de me cingir a um orçamento um tanto ou quanto rigoroso) optarei por produtos portugueses.

        E vocês, são 100% portugueses ou apenas 4,5% como o Raminhos? (Penso que estarei na percentagem dos 30-40%, mas isto porque ainda vivo com os meus pais, senão seria uma desgraça!).

17 comentários

Comentar post

Inspiração do Mês

Sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Segue-me ainda em...


Justsmile91's book recommendations, liked quotes, book clubs, book trivia, book lists (read shelf)

Nas páginas de...

2021 Reading Challenge

2021 Reading Challenge
Justsmile91 has read 0 books toward her goal of 12 books.
hide

Parcerias

Emprego em Portugal estudoemcasa-mrec