Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

justsmile

09
Mai18

Métodos de Arrumação Gratuitos

       Quando me aliei ao minimalismo, comecei a compreender que uma parte importante da organização do nosso dia era a gestão e arrumação das nossas coisas. Quanto menos coisas temos menos tempo perdemos a arrumá-las e as coisas que temos, se bem arrumadas e se mantivermos um bom método de organização não perdemos quase tempo nenhum a procurá-las ou a organizá-las. Se pensarmos bem, faz todo o sentido as premissas indicadas pelo minimalismo, pois quanto menos tempo perdermos a arrumar coisas, mais tempo temos para nos dedicar às coisas que realmente gostamos. Assim, comecei a investigar alguns métodos de arrumação que não me fizessem ir para o IKEA deixar a minha carteira em caixas, caixinhas e outras coisas que ajudam a organizar as tralhas que temos lá para casa, pois por muito que siga o caminho do minimalismo há coisas que não dispenso. Dediquei-me um bocadinho a pesquisar e a tirar ideias na internet e consegui organizar a minha casa sem gastar um cêntimo (pelo menos até agora).

(Imagem retirada daqui)

 

       Todas as casas têm a gaveta dos carregadores de telemóvel, das pilhas e das tralhas que lá acabam por se acumular, pois bem, eu desisti de ter uma dessas gavetas. Decidi que essa gaveta seria aniquilada na nossa casa e que teria de ser uma coisa organizada para não termos de andar constantemente atrás do carregador da câmara, do telemóvel, do tablet e afins. Assim, decidimos que essa gaveta seria uma gaveta organizada e para isso é sempre necessário uma caixa, caixa que caiba dentro da gaveta e que deixe espaço para mais uma ao seu lado. Nessa caixa meti alguns rolos de papel higiénico para meter dentro o cabo ou carregador de cada uma das coisas que temos, técnica que já utilizava anteriormente e que realmente dá imenso jeito para não ter de andar a separar fios e mais fios. Cêntimos gastos? Zero. Aproveitamos os rolos do papel higiénico porque são mais pequenos e cabem perfeitamente na caixa.

 

(Imagem retirada daqui)

 

       As caixas de Ferrero Rocher já há muitos anos que são minhas aliadas. As minhas gavetas de objectos pessoais e que preciso diariamente já há muito que estão organizadas com algumas caixas de Ferrero Rocher vazias, cabem perfeitamente nas gavetas, têm tampas, o que facilita para alguns casos e ainda permitem uma boa arrumação de coisas pequenas que acabam por se perder facilmente. Na altura do Natal acabo por reestabelecer o meu stock de caixas de Ferrero Rocher e umas substituo porque se partiram, noutros casos têm novas funções. Uso estas caixas em vários locais da casa, na casa de banho para os vernizes, travessões e elásticos e até para organizar frascos de primeiros socorros. Nas gavetas para cartões, baralhos de cartas, coisas que uso com menos regularidade e até para maquilhagem. Tenho ainda uma caixas maior de Ferrero que utilizo para guardar as nossas recordações das viagens, como bilhetes, mapas e algumas folhas secas. São realmente práticas e ainda têm o benefício de primeiro nos deliciarmos com um dos melhores chocolates de sempre.

 

IMG_20180509_093143.jpg

(Imagem de Just Smile)

 

        Por fim, uma outra forma de organizar os armários são realmente as caixas de sapatos vazias. Em tempos não compreendia porque é que a minha mãe queria sempre as caixas de sapatos quando comprava um par novo. Parecia-me apenas que iriam ocupar espaço em casa e que não serviriam para nada, hoje tenho uma perspectiva totalmente diferente, as caixas de sapatos tornaram-se nas minhas melhores aliadas para organizar as coisas em casa. Este é um dos nossos armários na casa nova e neste armário estão realmente as coisas que precisam de nos estar acessíveis, a capa de documentos, os meus certificados, o livro de receitas e o material de preparar as sessões da terapia. São coisas que nos são necessárias, mas que facilmente sei onde estão e estas são as caixas que nos permitem manter tudo arrumado. A caixa das facturas de 2018, a caixa do material dos convites de casamento, as coisas do computador, as de material de escritório, a da câmara fotográfica e mais umas quantas coisas que se encontram devidamente arrumadas e de fácil acesso. As maravilhas das caixas de sapatos só entraram na minha vida à cerca de 2 anos e nunca mais as deixei. É verdade que há quem as enfeite, quem as deixe mais bonitas e com um rótulo, eu não tenho essa necessidade, tento escolher caixas minimamente bonitas (como aquela ali das Melissas que são lindas!) e sei facilmente associar cada caixa ao seu conteúdo sem precisar de rótulo (pelo menos para já).

 

        A verdade é que são técnicas bastante fáceis de colocar em prática e que não nos fazem despender um único cêntimo. Estamos a reaproveitar o material, estamos a manter a casa arrumada o que nos faz perder menos tempo nas tarefas domésticas que costumam ser a parte mais aborrecida do dia. Estes métodos têm-me ajudado imenso e tenho-os conseguido manter facilmente. Além do mais, poupada como sou, adoro saber que tenho as coisas devidamente arrumadas e sem gastar um cêntimo. Conhecem mais métodos de arrumação gratuitos?

12 comentários

Comentar post

Inspiração do Mês

Sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Segue-me ainda em...


Justsmile91's book recommendations, liked quotes, book clubs, book trivia, book lists (read shelf)

Nas páginas de...

2021 Reading Challenge

2021 Reading Challenge
Justsmile91 has read 0 books toward her goal of 12 books.
hide

Parcerias

Emprego em Portugal estudoemcasa-mrec