Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

justsmile

22
Nov16

Domingo no Museu dos Descobrimentos

IMG_20161120_150257.jpg 

O Museu dos Descobrimentos do Porto foi inaugurado em 2014, desde aí que a minha curiosidade em lá ir estava presente. Não achava os preços muito apelativos e por isso andei a adiar a sua compra, até que no Facebook (ai as vantagens do Facebook) vi uma promoção e decidi aproveitar para mim e para Ele. A minha mãe ao saber de tal coisa pediu de prenda de aniversário bilhetes para ela e para o meu pai. Quando de lá vieram aguçaram ainda mais a minha vontade de lá ir e no domingo decidimos aproveitar o dia chuvoso num museu.

IMG_20161120_150816.jpgIMG_20161120_154003.jpg

 

 

O Museu dos Descobrimentos tem uma localização fantástica, mesmo de frente à Alfandega do Porto num edifício (ou serão vários?) reabilitado na zona antiga da cidade. Lá passamos a pontezinha de metal que nos liga ao edifício e entramos no museu com uma versão bem mais barata dos bilhetes. Após a nossa entrada, somos recebidos por uma quantidade de embarcações da época dos descobrimentos, cada uma maior que a outra, com toda a sua descrição em ecrãs tácteis e interactivos. Mas é ao entrar na zona da embarcação que percebemos o funcionamento de uma navegação daquela envergadura, onde figurantes trajados à época nos apanham desprevenidos e nos explicam o funcionamento de todo aquele espaço. É ao ler nos ecrãs tácteis sobre Camões, Colombo ou Fernão Magalhães que percebemos a importância dos portugueses no mundo. A visita termina com um passeio de barco pela Índia, Brasil, Japão, China e Macau, onde ao auscultador um narrador nos conta os feitos de importantes portugueses pelo mundo na época dos descobrimentos.

IMG_20161120_155250.jpg

Esta tarde no museu fez-me voltar ao 5º e 6º ano da escola em que se aprende mais sobre a História de Portugal, uma viagem no tempo em que facilmente perdemos quase duas horas, mas a verdade? Estava à espera de mais. Gostei do museu, gostei da interacção dos figurantes com as pessoas, ajudando-as a perceber o ambiente em que estávamos. Gostei da forma como demonstraram o interior de uma embarcação, mas estava à espera de algo mais físico. Talvez pedaços da nossa história, pedaços verdadeiros que me levassem a viajar para uma época em que Portugal era tão importante no mundo. Achei o museu perfeito para miúdos, então para aqueles em que estão na idade de aprender a História de Portugal é simplesmente fantástico. Para mim, achei pouco, talvez por já conhecer a sua história, talvez porque nada do que vi acrescentou algo aos meus conhecimentos, mas ainda assim gostei. Um local perfeito para os miúdos.

Uma tarde diferente numa viagem no tempo que nos faz ter a sensação de que foi impossível de já ter algum dia acontecido.

Quem já lá foi?

 

P.S.: Fotografias de Just Smile.

1 comentário

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Inspiração do Mês

Sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Segue-me ainda em...


Justsmile91's book recommendations, liked quotes, book clubs, book trivia, book lists (read shelf)

Nas páginas de...

2021 Reading Challenge

2021 Reading Challenge
Justsmile91 has read 0 books toward her goal of 12 books.
hide

Parcerias

Emprego em Portugal estudoemcasa-mrec