Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

justsmile

11
Ago17

Destralhar a vida social

(Imagem retirada daqui)

 

Numa altura em que ando a simplificar, limpar e clarificar a minha vida decidi que também deveria organizar a minha lista social. Ora se fazia uma selecção da minha roupa, dos meus pertences e até das minhas memórias porque não o fazer da minha lista telefónica e até da minha página do Facebook? Se ando a tentar tornar a minha vida um bocadinho mais minimalista porque não também passar para a parte social?

Fiz-me de forte e comecei pelo telemóvel. Coloquei em prática os critérios que já tinha utilizado para seleccionar as minhas roupas, mas de forma adaptada:

 

1. Conheço o contacto?

2. Usei no último ano, dois anos?

3. É-me importante manter o contacto?

4. Poderá vir a ser-me útil?

5. É um contacto de serviços?

 

Foram cinco critérios muito simples que me levaram a limpar dezenas de contactos da minha lista do telemóvel. De uma forma ridícula deixei acumular durante anos contactos no telemóvel, a lista já ia bem acima dos 200 contactos. Contactos que certamente um dia me tinham sido úteis. Contactos de pessoas com quem já convivi e que me foram próximas. Contactos até de profissionais de que usufrui dos seus serviços ou até professores que me acompanharam na universidade. De certeza que todos os contactos que estavam no meu telemóvel há anos já foram úteis de uma forma ou de outra, mas ontem, hoje e amanhã já não me fazem sentido. Alguns dos contactos que estavam na lista, ridiculamente, já nem os reconhecia. Um absurdo! Ganhei coragem e comecei a eliminar por ordem todos os contactos que encaixavam nos cinco critérios que referi. Foram dezenas, dezenas de contactos que foram eliminados um a um. A maioria eram de pessoas que conhecia, mas com quem já não falava há demasiado tempo. Outros tantos eram de pessoas que já não me recordava que existiam e outros de serviços que realmente me tinha sido úteis em determinado momentos, mas que hoje já não me faziam sentido.

Ao fim de três rondas apercebi-me que fiquei com metade dos contactos na minha lista. Ficaram as pessoas importantes, as pessoas com quem falo de tempos a tempos e aqueles contactos que certamente, mais tarde ou mais cedo, me serão úteis e que dificilmente volto a ter acesso se os eliminar. A lista do telemóvel ficou bastante mais reduzida, mas a sensação de libertação foi realmente fantástica.

Aos poucos tenho feito o mesmo ao Facebook com aquele botão maravilhoso que descobri aqui há uns tempos. Se ando a destralhar a minha vida de coisas absurdas e que só preenchem espaço, porque não o haveria de fazer nas redes sociais e no telemóvel? Na minha vida tenho trabalhado o desapego, não só dos bens materiais, mas também das relações pessoais então fazia todo o sentido eliminar nomes que já nada me significam. Pode parecer estranho esta minha necessidade de me livrar de algo tão abstracto, apenas um nome, um contacto, mas a verdade é que a sensação de leveza que me traz é maravilhosa, pois não me livro só de um nome e de um contacto. Livro-me de memórias menos positivas, livro-me de fases da vida que passaram e que não voltam e até da constante lembrança dessa pessoa de cada vez que vou ao telemóvel.

A casa, os armários precisam de arrumação, mas as memórias e os sentimentos também e esta limpeza só me fez bem.

Quem já experimentou?

 

23 comentários

Comentar post

Inspiração do Mês

Sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Segue-me ainda em...


Justsmile91's book recommendations, liked quotes, book clubs, book trivia, book lists (read shelf)

Nas páginas de...

2021 Reading Challenge

2021 Reading Challenge
Justsmile91 has read 0 books toward her goal of 12 books.
hide

Parcerias

Emprego em Portugal estudoemcasa-mrec