Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

justsmile

14
Nov17

Crepes, a delicia dos dias frios

IMG_20171108_153318.png

(Imagem de Just Smile)

 

       Sou gulosa de natureza. Gosto de salgados, mas adoro doces. Como bem uma tablete de chocolate, mas se for um bolo devoro-o. Gosto do doce no ponto certo, não demasiado doce e enjoativo, mas na medida certa. Sou gulosa e acho que isso se deve à minha genética, não fosse a minha mãe ainda mais gulosa que eu. No entanto, desde que sou intolerante à lactose que fora de casa não me posso consolar com os doces. Evito comer fora de casa produtos que não sei o que levam e nas pastelarias a probabilidade de me verem a comer pão com fiambre é gigantesca. Sendo assim a minha única alternativa é confeccionar os meus próprios doces, onde substituo os produtos que levam lactose. Por vezes durante a semana tenho uma vontade enorme de comer doces, não é frequente, mas acontece, principalmente depois de um fim-de-semana em festas em que não pude tocar num único doce (comer com os olhos não funciona para mim, fico mesmo com o pecado da gula). Quando tal coisa acontece não posso perder muito tempo na cozinha, os fins-de-semana são para confeccionar doces mais elaborados, mas durante a semana o tempo é pouco e preciso de receitas rápidas e práticas. Normalmente opto por fazer crepes com chocolate, rápidos e deliciosos.

 

Ingredientes:

  • 1 dl de leite + q.b. para o chocolate
  • 1 dl de água
  • 2 ovos
  • 100g de farinha
  • chocolate de culinária

 

Preparação:

       Para ser uma confecção rápida coloco primeiro no copo da varinha mágica a água e o leite, depois os ovos e adiciono a farinha. Enquanto mexo com a varinha mágica já tenho a frigideira anti-aderente ao lume (uso uma do Ikea que é o tamanho ideal para os meus crepes). Depois de aquecer bem e da massa estar homogénea é só deitar um bocadinho de massa na frigideira, espalhar e virar a massa apenas quando estiver com as bolinhas de ar. Simples e em 15 minutos faço imensos crepes (nunca sei precisar o número, mas pelo menos dez costumam ser).

       Como sou preguiçosa o chocolate é feito da forma mais básica que há. Pego em quadradinhos de chocolate de culinária (normalmente 80% de cacau) e coloco-os numa chávena, deito apenas um bocadinho de leite e levo ao micro-ondas por 40 segundo na potência máxima. Quando tiro ainda não está derretido, mas mexo bem o chocolate com o leite e começa a ganhar a consistência desejada, nem muito líquido nem muito grosso. Se for necessário, adicionar mais um bocadinho de leite e levar novamente ao micro-ondas.

 

       E assim ficam feitos rapidamente. É uma sobremesa rápida, deliciosa e que pode ser acompanhada com várias coisas. No verão costumo pôr fruta e gelado, quando não me apetece chocolate ponho apenas açúcar e canela. É fácil de criar recheios bons e diferentes para acompanhar os crepes e é o ideal para aqueles dias sem tempo e que nos apetece algo docinho.

      Quem costuma fazer?

4 comentários

Comentar post

Inspiração do Mês

Sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Segue-me ainda em...


Justsmile91's book recommendations, liked quotes, book clubs, book trivia, book lists (read shelf)

Nas páginas de...

2021 Reading Challenge

2021 Reading Challenge
Justsmile91 has read 0 books toward her goal of 12 books.
hide

Parcerias

Emprego em Portugal estudoemcasa-mrec