Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

justsmile

06
Abr16

Concursos públicos é como jogar no Euromilhões!

(Imagem retirada daqui)

 

Pela primeira vez na minha vida atrevi-me a candidatar-me a uma vaga para a função pública. Terreno desconhecido, tudo cheio de mistérios para mim que me têm sido particularmente assustadores. Pensei que seria uma complicação semelhante à de me candidatar para as escolas, afinal também é função pública, mas não. Que enganadinha que eu andava! É muito mais trabalhoso, muito mais demoroso e com muito mais burocracias.

Depois da primeira fase do concurso, aqui a Just, foi admitida a Prova de Conhecimentos, como estava decretado em Diário da República. Ignorante como sou, liguei para o meu cunhado me explicar o que raio era isso. Ora, começou a minha depressão! A prova de conhecimento é uma prova, no caso da minha candidatura, de escolha múltipla, sem consulta, com duração de 1h30. Sobre o quê? Questionam-se vocês, que tal como eu não faziam ideia de como se decorria uma candidatura para a função pública, uma prova sobre o quê? Ora, sobre 28 LEIS! Vá, deixem-me corrigir, Leis e Decretos-Lei, ainda com dois livros sobre projectos desenvolvidos no concelho. Bonito, não é?

Quando partilhei com a Magda o meu pânico, ainda na fase que comecei a procurar as Leis online, e perguntei-lhe sobre com se estuda Leis a resposta dela foi simples: "atiraste da janela..." e ainda "eu fico deprimida por tua causa". Sem dúvida uma fofura!

Ando desde ontem (sim, porque só ontem consegui juntar todas as Leis e imprimir algumas) a estudar Leis e a melhor parte? É que parece que ando a estudar para ser advogada e nunca na vida quis tal coisa porque Leis sempre me soaram a línguas estrangeiras, algo parecido com mandarim e russo. E agora pergunto, como raio se estudam Leis! Ontem consegui ler (sim, ler) dois Decretos-Lei e reti alguma informação, mas não me venham cá com números de artigos e nomes XPTO que atiro-me já da ponte!

Sabem o que custa ainda mais, mesmo com tanto papel e até esforçando-me a estudar? É pensar que este comentário do dia em que entreguei a minha candidatura é real e que eu sou uma pobre em cunhas e não me parece que vá a algum lado com este concurso. Ainda assim? Qual será mais provável, sair-me o euromilhões ou eu passar esta prova com boa nota e ficar com uma das vagas?

 

P.S.: Dicas para se estudar Legislação, aceitam-se!

37 comentários

Comentar post

Inspiração do Mês

Sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Segue-me ainda em...


Justsmile91's book recommendations, liked quotes, book clubs, book trivia, book lists (read shelf)

Nas páginas de...

2021 Reading Challenge

2021 Reading Challenge
Justsmile91 has read 0 books toward her goal of 12 books.
hide

Parcerias

Emprego em Portugal estudoemcasa-mrec