Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

justsmile

10
Nov15

As crianças precisam de tempo

 

Ontem pela primeira vez vi o anúncio do Ikea de Espanha para o Natal, uma excelente ideia mas com uma mensagem tão forte que obrigada qualquer um a parar e pensar. A ideia é simples, é pedido às crianças para escreverem a carta ao Pai Natal (em Espanha, são os três Reis Magos) e uma para os pais para pedirem os presentes de Natal. Na primeira carta as crianças pedem bens materiais, brinquedos como qualquer criança pederia, mas na segunda elas apenas pedem uma coisa tempo com os pais. Se há manipulação nas cartas ou na mensagem não sei, até porque é uma campanha publicitária, mas por experiência própria penso que não.

Hoje em dia muitos dos pais não têm tempo para serem pais, muitas vezes não é por vontade própria, mas porque a sociedade ou os empregos assim o obrigam. As crianças passam imenso tempo em escolas, actividades extra-curriculares e ATLs e pouco tempo em casa, pouco tempo para brincarem, pouco tempo para serem crianças no seio familiar. Se antigamente a escola terminava e as crianças iam para casa dos avós enquanto os pais ainda trabalhavam, hoje com o aumento da idade da reforma poucos são os casos assim. Se antigamente a escola acabava às 15h30, hoje acaba às 18h e quando saiem é a rotina dos trabalhos de casa, banho, jantar e cama. Se nos queixamos da falta de educação que muitas crianças apresentam, também é necessário compreender que pode ser apenas uma chamada de atenção. Uma chamada de atenção para os pais que não têm tempo para serem pais. Uma chamada de atenção para a sociedade, que pouco se preocupa se os pais têm tempo para as suas familias.

O que as crianças precisam é de tempo para serem crianças, para serem filhos e para crescerem. Por isso, este Natal dê ao seu filho tempo com ele, aposto que ele vai adorar.

 

1 comentário

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Inspiração do Mês

Sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Segue-me ainda em...


Justsmile91's book recommendations, liked quotes, book clubs, book trivia, book lists (read shelf)

Nas páginas de...

2021 Reading Challenge

2021 Reading Challenge
Justsmile91 has read 0 books toward her goal of 12 books.
hide

Parcerias

Emprego em Portugal estudoemcasa-mrec