Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

justsmile

19
Jan18

A Sociedade do Puritanismo

(Imagem retirada daqui)

 

       Já aqui partilhei algumas vezes que cada vez menos vejo televisão e notícias. Pouca coisa me têm trazido de bom e de desconforto costumam trazer imenso, no entanto, é impossível ficar longe das notícias visto viver em sociedade. Se não é um colega a contar a notícia é porque me deparei com ela em algum site ou simplesmente foi um comentário num almoço familiar. Vivendo em sociedade é impossível ficarmos completamente afastados das notícias que são mais comentadas no dia-a-dia. Quando uma notícia ou comentário de tal se sucede dias e dias seguidos, a curiosidade acaba por vencer e lá vou investigar o que realmente se passa e é quando mais me sinto desconfortável da sociedade a que pertenço. São notícias como esta sobre assédio sexual, esta sobre as janeiras de uma escola e esta sobre a Supernanny que me questiono sobre a sociedade me que vivo. No fundo cada vez mais acredito que estou rodeada de um puritanismo hipócrita que não passa de palavras indignadas e em que nada ajudam as verdadeiras causas e os verdadeiros problemas.

       O assédio sexual no meio televisivo e cinematográfico, descrimina de tal forma as verdadeiras vitimas de assédio sexual que se torna vergonhoso. Quantos não são os casos de actrizes que aceitaram fazer coisas pouco éticas para conseguirem um papel? De certeza que a palavra 'não' não pertencia aos seus vocabulários ou simplesmente preferiram o papel principal e agora, depois do sucesso alcançado, vitimizam-se. É de tal forma ridícula a situação que as verdadeiras vitimas de assédio sexual, aquelas que têm de aguentar continuadamente insinuações, aquelas que têm de fazer coisas impensáveis para sobreviver, acabam por serem esquecidas e simplesmente parecem vítimas de segunda categoria, quando na verdade elas são as verdadeiras vítimas. Defendo muito as mulheres, sou um tanto ou quanto feminista, mas também acredito que somos nós que muitas vezes nos colocamos em situações perigosas e fazer favores a realizadores e produtores para conseguir um papel é simplesmente uma questão de princípios para atingir um objectivo, não só de assédio, mas de valores próprios. (Ok, venham daí as chibatas!).

       Pais que ficam indignados pelos filhos cantarem as janeiras e as boas novas ao presidente de uma câmara ainda torna tudo mais ridículo. Mas os pais sabem sequer o conceito das músicas das janeiras? É normal dar o bom ano a seja quem for, por muito que não se goste, faz parte da tradição da música. Com tamanha indignação as crianças nem deveriam poder cantar 'atirei o pau ao gato' por ser crueldade contra os animais! Ok, isto está realmente a tornar-se ridículo. Não existem coisas mais importantes com que nos preocuparmos? Será que há realmente a necessidade de nos incomodarmos com cada pormenor do dia-a-dia? Ou simplesmente são pessoas que não sabem viver na pacatez e tranquilidade da vida. São coisas que não consigo compreender, esta onda de indignação por algo tão simples, tão normal e banal como uma música de janeiras.

       Já para não falar que quase que aposto que os pais do ponto anterior são os pais que pedem ajuda à Supernanny para educarem os filhos. Crianças que não sabem ouvir um 'não', crianças que não têm noção do limite e, pura e simplesmente, não têm educação. Eu ao contrário de 90% da população não vejo drama nenhum no programa (venham lá mais umas quantas chibatas!), quantos são os pais que não se deparam com o mesmo problema? Quantas não são as crianças que vemos nos shoppings e em lugares públicos e que com tenra idade são pequenos tiranos? Eu admiro a coragem daquela mãe em pedir ajuda, conheço muitos casos (profissionais e não profissionais) de pais que não têm coragem para pedir ajuda, por vergonha, por incapacidade, por falta de admitir que algo está errado, o que não aconteceu com esta mãe. A criança? A criança irá crescer e este episódio será esquecido, talvez até ajude no seu comportamento (ou não, não faço ideia, não sou psicóloga), no entanto, da mesma forma que este programa passa lá fora sem ser tão criticado, eu própria não vejo problema. O único senão? Não consegui ver o programa todo por não aguentar tamanha falta de educação, apenas porque não tenho paciência para isso. Não tenho mesmo, nem com os meus miúdos aguento falta de educação, quanto mais na televisão! As crianças precisam de aprender o 'não' para mais tarde não se tornarem adultos assustadores que perdem o controlo da vida ao primeiro 'não'.

       Estamos num país de puro puritanismo. Um país em que não é possível admitir-se os erros sem sermos criticados em praça pública, sem ouvir-se aquilo que se deve e não se deve ouvir. Estamos num país que cada vez mais perdemos a liberdade para termos uma opinião diferente dos outros. Num país em que cada pormenor, que parece insignificante, é transformado numa tempestade. Num país de perfeição, de puritanismo em que quem critica não tem telhados de vidro e que adora apontar os erros aos outros. Não consigo reconhecer este país, não consigo reconhecer e muito menos identificar-me com esta sociedade, de exageros, de tão pouco equilíbrio entre o racionalismo e a verbalidade. Não consigo perceber como chegamos a este ponto, se o problema foram as redes sociais que fomentaram este puritanismo e esta onda de criticar a torto e a direito, ou se simplesmente era o caminho natural do nosso crescimento enquanto sociedade. É uma sociedade de extremos e tão pouco de equilíbrio. Tenho medo, tenho muito medo do futuro da nossa sociedade.

 

P.S.: Texto simples e puramente opinativo!

6 comentários

  • Imagem de perfil

    Just_Smile

    22.01.18

    É deste país em alguns aspectos, noutros é mesmo da sociedade. Lembro-me de ser mais nova e ver que os americanos eram muito dados a este lado critica sem argumentação, hoje está a tornar-se universal...
    Não digo não sejam vítimas, porque certamente o há, não há é justificação para aceitarem certas situações apenas para atingirem o estrelato, o que terá acontecido com muitas que falam. É isso que não me cabe na cabeça, houve vítimas e muitas dizem que a ascensão delas demorou por não aceitarem qualquer situação...
    Vi cerca de 18 minutos do primeiro episódio e sinceramente não vejo mal nisso. É fácil ver comportamentos destes diariamente na rua, vi em consultas, vi em tantas situações, mas parece que continua a ser uma espécie de tabu o mau comportamento das crianças e a dificuldade dos pais lidarem com isso. É preciso acabar com esse estigma de que as crianças são sempre bem comportadas e que todos os pais têm filhos perfeitos, é preciso acabar com o estigma que há pais que têm dificuldade em serem pais ou em saber sê-lo e este programa acaba com esse estigma. Este programa deu em vários países e realmente não deu tantos problemas, até porque os programas continuam no ar.
  • Imagem de perfil

    Felis

    22.01.18

    O facto de continuarem no ar não quer dizer que não tenham dado muitos problemas. Apenas que não houve base legal para os retirarem e que a produtora / estação televisiva decidiu mantê-los. Mas não sei dizer se houve ou não, não tenho qualquer conhecimento de causa (aliás, nem conhecia o formato até vir para Portugal).

    E sou franca, não acho que este programa seja a forma de acabar com esse estigma. 
    Haveria dezenas de outras maneiras de passar a mensagem, sem explorar a imagem da criança, sem a exporem na sua intimidade. Mas não seriam tão interessantes "televisivamente" e por isso não são opção. 
  • Imagem de perfil

    Just_Smile

    22.01.18

    Aqui temos mesmo de discordar. Mas sinceramente é bom ouvir o outro lado :)
  • Imagem de perfil

    Felis

    22.01.18

    Todas as opiniões são válidas, desde que apresentadas com educação e respeito pelas restantes.


    Neste assunto tenho apenas uma certeza: NUNCA exporia um filho meu daquela maneira. NUNCA deixaria que explorassem as suas emoções, para efeitos televisivos.
  • Imagem de perfil

    Just_Smile

    22.01.18

    Provavelmente também não o faria, até porque conheço outras formas de resolver o principal problema e outros tipos de ajuda, mas não censuro quem o fez. Como não faria dele modelo, actor e outros trabalhos e tudo com tão tenra idade...
  • Comentar:

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Inspiração do Mês

    Sobre mim

    foto do autor

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Pesquisar

    Segue-me ainda em...


    Justsmile91's book recommendations, liked quotes, book clubs, book trivia, book lists (read shelf)

    Nas páginas de...

    2021 Reading Challenge

    2021 Reading Challenge
    Justsmile91 has read 0 books toward her goal of 12 books.
    hide

    Parcerias

    Emprego em Portugal estudoemcasa-mrec