Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

justsmile

12
Mar18

A energia do pensamento positivo

(Imagem retirada daqui)

 

     Ao ler Crafting a Simpler Life apercebi-me, aliás, relembrei-me da importância de ter pensamentos positivos. Nem sempre foi assim. Houve alturas da vida em que considerava a sorte um grande factor em tudo o que acontecia de bom na vida dos outros. Acreditava que os outros tinham mais sorte que eu, que os outros tinham mais facilidades que eu e que era pouco recompensada por todo o esforço que fazia. Acreditava piamente, principalmente numa altura muito difícil da vida, que pairava uma nuvem negra sobre mim que me impedia de apanhar qualquer tipo de raio de sol. A sorte não parecia surgir, o azar perseguia a mim e à minha família e tudo o que nos envolvia parecia requerer mais esforço do que aquilo que tínhamos. Sem saber bem como fomos sobrevivendo, passando cada um desses obstáculos e hoje, ao fim de uns quantos anos, somos capazes de respirar de alívio e evitamos pensar naqueles dias pesados e sombrios. Contudo, ao olhar para trás tento perceber quando é que tal coisa aconteceu e apercebo-me que foi na altura da minha própria redescoberta.

      Durante anos consegui esconder-me dentro de mim. A rapariga divertida, sorridente e simpática tinha desaparecido e dado lugar apenas a uma lutadora, a uma revoltada contra o sistema e a uma pessoa um nadinha mais sombria e mais queixinhas, não para com os outros, mas para consigo própria (este blog foi muitas vezes a testemunha disso mesmo). Sem saber como, a verdadeira Just tinha desaparecido, talvez por um conjunto de circunstâncias, talvez por cansaço ou simplesmente falta de força. No entanto, literalmente de um dia para o outro, ao olhar-me ao espelho não me reconheci. Quem estava do outro lado do espelho não era a pessoa sonhadora, não era a pessoa divertida e nem conseguia encontrar a simpatia que a costumava caracterizar. Foi quando me apercebi que aquela não era eu e que precisava urgentemente de voltar a lutar por mim mesma, tinha-me escondido na sombra de alguém, na sombra da vida que corria menos bem e já não tinha nenhuma luz em mim. Decidi então que precisava de mudar. Apenas isso: decidi mudar, ou pelo menos voltar a ser quem já tinha sido. Num ano de mudanças, de relações, de amigos, de vida, eu própria decidi mudar-me, queria ter-me de volta.

      Assim o fiz. Comecei a mudar. Continuei a lutar, continuei a trabalhar afincadamente, mas também comecei a tentar perceber o que queria mudar em mim, o que queria para mim própria. Pela primeira vez em muito tempo estava a voltar a ser egoísta, não de uma forma negativa, mas estava novamente a pensar em mim, nos meus sonhos, nas minhas ambições e no que realmente desejava para o meu futuro. Foi quando toda a mudança começou, toda a energia que estava dentro de mim começou a surtir efeitos na minha vida. Uma luz surgiu em mim e tudo o que podia mudar foi mudado, as relações pessoais, o trabalho e tinha voltado o pensamento para mim mesma. Tudo começou simplesmente com a mudança de pensamento, a mudança de mentalidade,estava novamente com pensamentos positivos. É estranho, mas a verdade é que a energia positiva que tinha dentro de mim começou a exteriorizar-se e a mudar tudo o que tinha há minha volta e foi quando percebi, não de uma forma filosófica, nem idealista, mas sim prática, pensamentos positivos atraem realmente coisas positivas. Decidi então investir mais nesse aspecto da minha vida, pensamento positivo.

      Entretanto, a vida foi acontecendo e aprendi umas quantas coisas: nem sempre o pensamento positivo nutre efeito, é verdade que não vai ser apenas o pensamento que irá mudar as coisas. O pensamento positivo não é suficiente para alcançarmos os nossos sonhos, é necessário batalhar, é necessário esforço, mas sempre acreditando que é possível. Aprendi também que a vida atropela-nos na mesma, não é por termos pensamentos negativos que a vida vai deixar de acontecer e de nos fazer tropeçar, que o diga o meu ano de 2015 (ainda hoje estremeço só de pensar), no entanto o pensamento positivo ensina-nos a lidar com as coisas de uma forma diferente, faz-nos aceitar melhor, por muito dura que seja. E aprendi ainda que há recaídas, há alturas que nem conseguimos ver o lado positivo das coisas, que temos dificuldade em acreditar que tudo irá mudar, mas é normal. Somos humanos e não conseguimos ter sempre as nossas forças focadas em mudar o nosso pensamento, simplesmente precisamos de cair para nos conseguirmos voltar a levantar e com mais força (acredito tanto nesta premissa... cada vez mais!). Nos últimos três/quatro anos dei por mim a conseguir ter pensamento positivo, porque quero, porque me obrigo a isso, e nos últimos meses vi isso desaparecer um bocadinho, foi então ao ler a Crafting a Simpler Life e até a Psicogata que estava a precisar de me inspirar para voltar a trazer o pensamento positivo para a minha vida. Decidi que Março seria mês de voltar a sentir a leveza que o minimalismo trouxe à minha vida, mas também de voltar a sorrir, de voltar a ter o pensamento positivo e de focar a minha atenção para a gratidão. De uma forma banal, descomplicada, precisava simplesmente de inspiração e de alguém a lembrar-me que o pensamento positivo é uma arma para mudar a nossa vida. E eu? Eu entrei em Março com a vontade de voltar a usar essa arma tão poderosa: Pensamento Positivo.

9 comentários

Comentar post

Inspiração do Mês

Sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Segue-me ainda em...


Justsmile91's book recommendations, liked quotes, book clubs, book trivia, book lists (read shelf)

Nas páginas de...

2021 Reading Challenge

2021 Reading Challenge
Justsmile91 has read 0 books toward her goal of 12 books.
hide

Parcerias

Emprego em Portugal estudoemcasa-mrec