Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

justsmile

15
Jan16

10 Vantagens de Ler

Uma das perguntas que mais me fazem é 'porque lês?' ou 'não sei como tens paciência para ler tanto', normalmente estas são questões vindas de pessoas que (obviamente) não lêem para além do jornal. Se antes lhes respondia que era por me fazer bem à saúde acho que agora vou começar a apresentar a lista de vantagens que encontrei aqui

 1. Ler estimula a mente, diminuindo o desenvolvimento de doenças como o Alzheimer e a demência, devido à actividade cognitiva estabelecida. Melhora ainda a nossa imaginação, que tão importante é nos dias que correm.

2. Diminui o stress, esta uma das minhas maiores vantagens em ler. Ler faz relaxar e transportar-nos para outras realidades que nos fazem esquecer os problemas do quotidiano.

3. Conhecimento, independentemente do livro que lermos há alguma coisa que iremos aprender, melhorando as nossas capacidades de conversação sobre diversas temáticas.

4. Expansão de vocabulário, é mais que sabido que quem lê tem um melhor vocabulário, não é necessário uma explicação científica para tal. Quanto mais expostos estamos a novos vocabulários, mais facilmente os iremos usar no quotidiano.

5. Melhora a memória, ok, nesta parte não tenho experiência nenhuma, mas realmente tenho facilidade em decorar histórias de livros e os seus nomes. Ainda assim a minha memória não melhorou muito (explicação aqui).

6. Boas capacidades de pensamento analítico, os thrillers são excelentes para melhorar estas capacidades e analisarmos os textos e informações que nos são fornecidas. Se chegamos ao fim a saber quem fez o quê é porque estivemos a desenvolver as capacidades analíticas e de lógica.

7. Melhora o foco e a concentração, então aqueles livros cheios de enredos ou personagens são fantásticos para isso. Até ler um livro em público obriga-nos a melhorar as nossas capacidades de abstracção do ambiente e de concentração na informação que lemos. O artigo em questão indica ainda que se tentarmos ler 15-20 minutos antes de irmos trabalhar que estaremos mais concentrados no nosso local de trabalho.

8. Melhora as competências de escrita, se melhoramos o nosso vocabulário ao ler, imediatamente teremos melhores capacidades de nos expressarmos em palavras.

9. Tranquilidade, ler traz vários sentimentos e a tranquilidade é um deles. Aquela sensação de terminar um livro é maravilhosa e de tudo o que aprendemos com ele depois de o pousar.

10. Entretenimento gratuito, vá esta é relativa. É verdade que há bibliotecas e amigos que nos podem emprestar livros de forma gratuita, eu não sou a pessoa indicada para falar disso porque sou emocionalmente ligada aos meus livros, mas de certeza que muitos de vocês não se importam de ler livros de outrem e há que aproveita.

 

Depois disto, quem se atreve a dizer que ler é um aborrecimento?

22 comentários

Comentar post

Pág. 1/2

Inspiração do Mês

Sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Segue-me ainda em...


Justsmile91's book recommendations, liked quotes, book clubs, book trivia, book lists (read shelf)

Nas páginas de...

2021 Reading Challenge

2021 Reading Challenge
Justsmile91 has read 0 books toward her goal of 12 books.
hide

Parcerias

Emprego em Portugal estudoemcasa-mrec